Como fazer espuma de leite sem máquina

A espuma de leite é um capricho no café que todo mundo adora. Veja uma receita de como fazer espuma de leite sem máquina na sua casa!

Poucas coisas combinam tão bem com o café como o leite. Seja num delicioso cappuccino, ou mesmo num “pingado”, esses dois são como Batman e Robin. Se você tem uma máquina de café espresso, aquela espuminha de leite (que forma um “colarinho branco”) vai dar um toque de beleza e sabor na sua bebida.

Se você tem um acessório para isso (como o aeroccino), já deve saber do que estou falando, mas se você não quer comprar este acessório, vamos mostrar como fazer espuma de leite sem máquina para você saborear com seus cafés Três Corações, Nespresso, Dolce Gusto ou outras marcas.



Como fazer espuma de leite

Essa receita é bastante conhecida na internet, e há muitos relatos entusiasmados com o resultado final. Claro, não fica 100% igual ao leite espumado das cafeterias ou de um ‘espumador’ elétrico, mas com certeza vai agradar.

Veja como fazer espuma de leite sem máquina, em casa:

Você vai precisar:

– Leite gelado
– Um pote (comprido) com tampa, que possa ser levado ao microondas
– Um microondas

Mãos à obra!

Coloque o leite no pote. Se for fazer pela primeira vez, dois dedos de leite é o suficiente, como um teste. Uma dica interessante é que quanto mais gelado estiver o leite, mais espuma (por isso, alguns colocam uma pedra de gelo no pote com o leite).

O tipo de leite também influencia o tipo da espuma: o leite integral vai fazer uma espuma mais mole e saborosa, e a espuma do leite desnatado fica mais firme e seca.



Agora, tampe bem o pote, pegue-o e chacoalhe, chacoalhe, chacoalhe! Você deve agitar bem o pote (de 15 a 60 segundos), até o volume do leite pelo menos dobrar de espaço. Se você colocar a pedra de gelo, agite até dissolvê-lo.

espuma de leite sem máquina

Depois, retire a tampa do pote e coloque-o no microondas, aquecendo em potência alta mesmo. Acompanhe até que a espuma chegue no topo do pote. É a parte mais tensa, onde você tem que ficar de olho no que acontece; normalmente, o pote vai ficar de 15 a 30 segundos no microondas até subir. Desligue o microondas e pronto!

A espuma vai se concentrar na parte de cima do pote. Pegue-a com uma colher.


Leia também


Como fazer leite espumado em casa

Se você ficou com dúvidas sobre como fazer a espuma de leite, assista este vídeo. Ele mostra como fazer espuma de leite para café, sem máquina!

Resumindo

A espuma de leite é um capricho no café que todo mundo adora. Com acessórios é fácil fazer a espuma de leite. Mas vimos que é possível fazer uma espuma de leite tão saborosa quanto, sem máquina.



Tópicos relacionados

  • espuma de leite receita
  • como fazer espuma de leite
  • espuma de leite para cappuccino
  • como fazer espuma de leite em casa
  • fazer espuma de leite no microondas
  • como fazer espuma de leite para café

Você vai gostar