Como fazer o descarte e reciclagem cápsulas Dolce Gusto

Entenda como funciona o descarte e reciclagem das cápsulas Dolce Gusto, e como você pode contribuir para essa ação de preservação do meio ambiente!

Já falamos aqui no site sobre a preocupação que o grande volume de cápsulas de café usadas estão causando, por não serem adequadamente reaproveitadas.

E falamos como os consumidores Nespresso podem fazer o descarte adequado de suas cápsulas. A Dolce Gusto, outra grande marca de cafeteiras espresso, também possui ações nesse sentido.

Então, pra você que consome produtos dessa marca, vamos falar como funciona a recolha de cápsulas Dolce Gusto, como fazer o descarte e reciclagem cápsulas Dolce Gusto.



Impactos das cápsulas de café

As empresas que fabricam cafeteiras e cápsulas utilizam alumínio e plástico na embalagem das cápsulas. As que escolheram o alumínio alegam que ele protege melhor o conteúdo das cápsulas.

Mas as cápsulas são difíceis de reciclar, por serem pequenas e por conter sempre um restinho de café no fundo. Além disso, a extração do alumínio é feito, muitas vezes, de forma predatória.

As cápsulas estão se tornando um problema

Esse tema está tão quente, que recentemente a cidade de Hamburgo (na Alemanha) proibiu que os órgãos públicos comprem café em cápsulas, para não gerar resíduos. A ONG européia Zero Waste deu a medalha de ouro para o café em cápsulas no triste quesito “prejuízo ao meio ambiente”.

cápsulas de café usadas

Quer saber mais detalhes?

Aqui nós apenas fizemos um resumo, mas a gente explicou melhor estes tópicos no post da Nespresso, que foi o primeiro do nosso site a tratar sobre o assunto.



Dolce Gusto: Cápsulas feitas de plástico

Uma diferença das cápsulas da Dolce Gusto em relação às cápsulas da Nespresso é o material utilizado. Em vez de alumínio, a Dolce Gusto usa plástico para criar sua cápsula. Segundo a empresa,  antes de decidir pelo plástico nas cápsulas, foram considerados todos os tipos de materiais.

Os materiais plásticos da cápsula Dolce Gusto apresentam bom desempenho com relação à pressão gerada pela máquina (por isso ela não faz cápsulas de papel). Essa tecnologia de plástico permite também a preparação de bebidas longas.

cápsulas Dolce Gusto promoção

Outro fator levantado pela empresa é que, sendo feita de plástico, a cápsula é resistente à luz e ao oxigênio, preservando bem o aroma do produto. Também tem a recuperação de energia a partir das cápsulas usadas, que permite aproveitar a queima do plástico e poupar petróleo.



Como a Dolce Gusto vê esse problema

Além de pensar com muito cuidado a composição de suas cápsulas, a Dolce Gusto desenvolveu soluções específicas de recolha e reciclagem para a recuperação das cápsulas usadas, principalmente na Europa.

Além das cápsulas, na Europa a Dolce Gusto tem um programa para eliminação adequada das cafeteiras também. Eles recolhem as cafeteiras velhas ou com problemas e reciclam os componentes das máquinas de café.


Leia também


Reciclagem cápsulas Dolce Gusto

Um exemplo de como funciona o sistema de reciclagem cápsulas Dolce Gusto está em Portugal. Lá eles recolhem as cápsulas e reciclam tanto a parte plástica quanto os restos de café que normalmente ficam após passar a cápsula pela cafeteira.

O material plástico das cápsulas é usado para a construção de materiais de mobiliário urbano. Já a borra do café é aproveitada na compostagem. As águas usadas neste processo de separação dos materiais são tratadas e depois reutilizadas para lavagem e irrigação.

Desde 2010, quando o sistema de reciclagem de cápsulas foi instalado em Portugal, já foram recolhidas cerca de 50 toneladas de cápsulas para reciclagem.



Reciclagem cápsulas Dolce Gusto no Brasil

Boas notícias para os brasileiros: A Dolce Gusto instalou uma nova fábrica de cápsulas em Montes Claros (MG). Isso vai permitir fazer o reaproveitamento adequado das cápsulas de café usadas.

Com essa nova estrutura, as cápsulas de Dolce Gusto passarão por um processo de reciclagem, evitando assim o descarte incorreto no meio ambiente e permitindo que os resíduos sejam transformados em insumos para a elaboração de novos produtos.

O primeiro produto criado a partir do reaproveitamento das cápsulas usadas é o Renove, um prático porta-cápsulas (capacidade para 16 unidades) feito 100% com materiais reciclados.

Porta cápsulas reciclado Renove

Para que ele seja feito, as cápsulas passam por um processo de extrusão e são convertidas em resina plástica, que pode ser utilizada como matéria-prima para produção de diversos itens.

Legal né? a cápsula que iria prejudicar o meio ambiente volta a ter utilidade após o processamento adequado.



Pontos de coleta de cápsulas usadas Dolce Gusto

A Dolce Gusto possui alguns pontos de coleta de cápsulas usadas. Eles estão em lojas Pão de Açúcar de São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro (capital) e Curitiba.

urnas de coleta Dolce Gusto

Confira no site da Dolce Gusto a lista atualizada com endereços das lojas Pão de Açúcar que recebem as cápsulas usadas da Dolce Gusto para reaproveitamento.

Resumindo

Assim como a Nespresso, a Dolce Gusto possui um programa para reaproveitamento de cápsulas de café usadas. As cápsulas são reaproveitadas de várias formas, entre elas, dando origem a porta-cápsulas.

Conheça os pontos de coleta de cápsulas Dolce Gusto e faça sua parte nessa importante ação de sustentabilidade.

Tópicos relacionados

  • recolher cápsulas usadas
  • reciclagem capsulas dolce gusto
  • reciclagem capsulas usadas dolce gusto
  • reaproveitamento capsulas cafe
  • pontos coleta capsulas usadas
  • pontos coleta dolce gusto

Você vai gostar