Baratas e outros insetos na cafeteira: Saiba como evitar

Sua cafeteira pode se tornar um abrigo para formigas, baratas e outros bichinhos. Veja algumas dicas simples para evitar que apareçam insetos na cafeteira!

Imagine que situação terrível: Você vai preparar um delicioso café na sua máquina expresso, e de repente se depara com inseto na cafeteira. Ou então, abre a cápsula de café e encontra insetos (ou restos de insetos) lá dentro! Parece ser algo impossível de acontecer, mas não é.

Na internet, você encontra muitos relatos de donos de cafeteiras nessa situação. Mas não tenha medo: vamos explicar neste artigo como evitar que isso aconteça na sua casa para que você não passe por essa situação de encontrar insetos na cafeteira!



Por que é possível encontrar insetos na cafeteira?

Sua cafeteira pode sim se tornar um abrigo para insetos. Não apenas as formigas (que existem em todo lugar), mas também para voadores (como moscas) ou mesmo insetos maiores. Relatos na internet mostram que pessoas já encontraram baratas na cafeteira! E porque esses insetos (como baratas) aparecem na máquina de café?

cafeteira Delta Q Milk

Leia também


Por vários motivos, mas o principal é que a cafeteira, sem querer, oferece as condições ideais para o desenvolvimento dos insetos. Principalmente nos compartimentos que são úmidos.

Os insetos vão para as cafeteiras porque:

  • É um local que pode conter umidade. Muitos tipos de insetos domésticos vivem e – pior ainda – se reproduzem nesse tipo de ambiente. Por isso, além dos insetos, podem haver larvas também.
  • Pode haver restos da bebida pronta (café, cappuccino, leite). Pingos e respingos exalam aromas da bebida, convidando os insetos a visitar nossa cafeteira.
  • Pode haver restos de pó da cápsula em compartimentos dentro da máquina. A probabilidade de ter insetos na cafeteira aumenta ainda mais se houver resíduos do conteúdo das cápsulas (como café, chocolate ou leite) após o preparo.
  • Pode haver restos de pó da cápsula, açúcar ou leite em volta da máquina. As vezes, o convite para os insetos está no entorno da máquina.
  • Quem tem cafeteira daqueles modelos com reservatório exclusivo para leite, deve tomar cuidado duplo. Primeiro, que pode haver restos de leite no reservatório. Segundo, também pode ficar algum resíduo do leite internamente no reservatório, atraindo os bichinhos.
capsulas descartadas

Por isso, se você utiliza sua cafeteira poucas vezes, deixa cápsulas usadas nos compartimentos, ou não faz uma boa limpeza da máquina com frequência, fique atento. Você pode ter uma surpresa ruim ao utilizar sua cafeteira!



Como evitar insetos na cafeteira?

Já vimos que a sua máquina de café é um ambiente bem favorável para o surgimento de insetos na cafeteira. Úmida, quentinha, com restos de café…

Mas com alguns cuidados, você mantém sua cafeteira espresso a salvo de formigas, moscas, baratas e outros intrusos.

  • Fique atento se, após o preparo do café, algum compartimento da maquina fica úmido. Se ficar, lembre-se sempre de secar todos os cantinhos após utilizar a máquina.
  • Observe se não está ficando resíduos de café (ou do pó da capsula) no compartimento da cápsula após o preparo. Limpe sempre esse compartimento após o uso.
  • Se a sua máquina de café tem um reservatório de pingos, embaixo do suporte da xícara, cuide para mantê-lo sempre limpo. Caso sempre fique algum restinho ali, os insetos não vão tardar a chegar.
  • Se a sua máquina de café tem um reservatório para capsulas usadas, mantenha-o sempre limpo. Esse é um ponto chave na limpeza, pois as cápsulas armazenadas lá estão úmidas, quentinhas, cheias de pó e com um buraquinho convidativo para entrar. Se você fosse uma barata, com certeza iria amar esse lugar.
  • Se a sua máquina de café tem um reservatório exclusivo para leite, cuide para mantê-lo bem limpo após cada uso. O leite tende a ficar com cheiro mais forte com o passar do tempo, e os insetos adoram.
  • Se for ficar um bom tempo sem usar sua cafeteira, ou se você a usa esporadicamente (uma vez por semana), mantenha ela guardada num local bem protegido.
  • Depois de um bom tempo sem uso, antes de fazer café novamente, passe um ciclo de água sem a cápsula, para limpeza.
  • Mantenha o ambiente em volta da cafeteira sempre limpo. Não deixe restos de açúcar, leite ou do pó da cápsula nas proximidades da cafeteira. Os insetos atraídos por esses ‘restinhos’ podem acabar se instalando na sua cafeteira.
  • Evite reaproveitar cápsulas usadas, ou utilizar cápsulas que possam vazar café (ou pó) dentro da máquina de café durante o preparo.
  • Faça a limpeza da sua cafeteira regularmente. Limpe-a por fora, mas também por dentro. Já falamos aqui no site como limpar sua cafeteira Dolce Gusto. Consulte também o manual de instruções da Dolce Gusto  e o manual de instruções da Três Corações.

Mas todas as dicas acima não adiantam se você não chegar à causa do problema. Apenas manter a cafeteira limpa não vai evitar que novos insetos cheguem ao local. Ou que apareçam em outros pontos da sua casa.

Por isso, guardamos a dica mais importante para o final.



O mais importante: Dê uma geral no ambiente e resolva o problema pela raiz

Quando estamos falando de baratas e outros insetos na cafeteira, além de dar uma geral na cafeteira temos que lembrar que estes insetos não chegaram lá por acaso.

Estes insetos estão se originando em algum ponto, que pode ser dentro ou fora da sua casa. Provavelmente, você deve estar encontrando esses insetos em outros lugares. E sua cafeteira não é a única parada delas.

formigas na cozinha

Por isso, o problema não se resume em manter a cafeteira limpa. Procure descobrir o foco dos insetos, e dê o tratamento adequado para eliminar a origem de onde esses bichos estão surgindo.

Procure um especialista no assunto, e peça para que ele faça uma visita; Com certeza, ele rapidamente irá encontrar a origem dos insetos do seu ambiente (ou de onde estão vindo) e a solução adequada para você (sem prejudicar crianças, animais de estimação e a natureza como um todo).

Resumindo

É comum encontrar insetos na sua cafeteira. Os insetos na cafeteira são atraídos por restos de café, umidade, cápsulas usadas ou qualquer sujeira que se acumule na máquina. A solução é fazer a limpeza da sua cafeteira espresso após cada uso. E eliminar o foco dos insetos na casa.

Tópicos relacionados

  • insetos na cafeteira
  • evitar formiga na cafeteira
  • barata na cafeteira espresso
  • eliminar insetos na cafeteira
  • acabar com insetos na cafeteia
  • mosca na cafeteira

Você vai gostar

Manual Dolce Gusto em PDF

Manual Dolce Gusto em PDF

Muitas informações importantes sobre sua cafeteira estão no manual Dolce Gusto. Baixe o manual de instruções da sua cafeteira em PDF!