Posso descalcificar cafeteira com vinagre? Descubra!

Na internet há inúmeros tutoriais mostrando como descalcificar cafeteira com vinagre. Mas será que funciona? Pode danificar minha cafeteira? Descubra!

Fique atento: Quando menos esperar, sua cafeteira vai precisar passar pelo processo de descalcificação. Provavelmente, você não vai ter um kit de descalcificação na sua casa ou no escritório. Após uma rápida pesquisa na internet, verá receitas caseiras usando ingredientes como limão e vinagre. Mas será que é uma boa ideia descalcificar cafeteira com vinagre?



Porque descalcificar minha cafeteira?

Descalcificar a cafeteira Nespresso, Três ou Dolce Gusto é um processo de limpeza de resíduos que se acumulam no seu interior, sendo o calcário a principal impureza.

Se você nunca tinha ouvido falar disso, dê uma pausa neste post e leia este texto. Você vai entender direitinho e com detalhes como isso acontece na sua cafeteira.

colocar leite na cafeteira Três


Fique atento aos sinais

O processo de acumulo de calcário não acontece do dia para noite. O acumulo acontece com a utilização da máquina ao passar do tempo. E conforme esses resíduos vão comprometendo o funcionamento da cafeteira, ela vai dar alguns sinais, que você deve estar atento a eles.

Listamos os sinais mais comuns de que sua cafeteira pode estar com acumulo de calcário neste post.

Posso descalcificar cafeteira com vinagre?

Composto principalmente de ácido acético e água, o vinagre é apresentado no youtube como a solução para as situações mais mirabolantes, inclusive a limpeza de cafeteiras. Mas NÃO é uma boa descalcificar cafeteira com vinagre, e temos três bom motivos para isso.

Primeiro que o vinagre contém ácido acético, enquanto a maioria dos descalcificantes contém ácidos cítrico e láctico. Tudo bem, ele até pode eliminar alguns resíduos, mas o vinagre nunca limpará sua máquina (ou removerá a oleosidade) com a mesma eficácia que um descalcificante, isso é fato.

Nespresso Expert é boa

Leia também


Segundo, que ele circula mais lentamente nos tubos da cafeteira do que o descalcificante adequado. Por isso são muito grandes as chances de que ele não resolva o problema, ou pior, pode ser até que cause outro entupimento.

E o último, mas não menos importante, o cheiro forte do vinagre vai tomar conta não só da sua cafeteira, mas de toda a cozinha. Depois vai dar o dobro de trabalho eliminar totalmente os vestígios do vinagre da sua cafeteira, e o cheiro ainda vai ficar por um bom tempo presente.

Acredite, você não vai conseguir tomar um café com cheiro de vinagre. E se não conseguir desentupir, ainda vai levar uma bronca do técnico da assistência técnica quando ele pegar sua cafeteira com cheiro de salada.



Em poucas palavras…

Não tente descalcificar cafeteira com vinagre, pois você pode danificar seriamente sua máquina. Outros agentes descalcificantes caseiros também devem ser evitados, principalmente aqueles baseados em ácidos minerais (como ácido sulfúrico, hidroclorídrico ou sulfâmico). Esses ácidos irão danificar o sistema de tubulação da sua cafeteira, então fique esperto.



Sempre leia o manual

No manual das cafeteiras, você encontra a recomendação dos fabricantes de usar os descalcificantes desenvolvidos por elas, de acordo com as características técnicas da sua máquina. Assim você garante o melhor resultado, e tem sua cafeteira funcionando por mais tempo.

Não sabe onde está o manual da sua cafeteira? Não tem problema: Baixe aqui os manuais da Dolce Gusto e aqui os manuais da Três Corações.

Como descalcificar sua cafeteira Três Corações

Se você possui uma cafeteira da Três Corações, hoje é seu dia de sorte: publicamos um tutorial bem fácil de seguir mostrando como descalcificar sua máquina de café. Leia com atenção!

Como adiar o aviso de descalcificação da cafeteira Três Corações

As cafeteiras Três Corações são muito sábias: Elas te alertam quando é hora de fazer a descalcificação. Porém, se você usa sua máquina com carinho, talvez possa adiar o processo de descalcificação por mais um tempo. Veja como a cafeteira percebe que é hora de fazer a descalcificação, e como configurar a máquina para adiar o processo.



Resumindo

Apesar dos inúmeros tutoriais ensinando a descalcificar cafeteira com vinagre, você não deve fazer isso. Além de não ter o mesmo efeito que a solução específica de descalcificação, ainda pode trazer problemas para sua cafeteira.

Tópicos relacionados

  • descalcificar cafeteira com vinagre
  • como descalcificar cafeteira com vinagre
  • como descalcificar cafeteira delonghi com vinagre
  • como descalcificar cafeteira com vinagre
  • como descalcificar cafeteira dolce gusto com vinagre
  • descalcificar cafeteira dolce gusto com vinagre
  • descalcificar cafeteira expresso com vinagre

Você vai gostar

Manual Dolce Gusto em PDF

Manual Dolce Gusto em PDF

Muitas informações importantes sobre sua cafeteira estão no manual Dolce Gusto. Baixe o manual de instruções da sua cafeteira em PDF!